sexta-feira, 23 de julho de 2010

Clipagem SERGIPANIDADE

As ações do projeto @Sergipanidade_ visam estabelecer um maior vínculo com a sociedade sergipana através do reconhecimento e do contato com suas expressões culturais. Discutir esse  conceito com representantes de todas as regiões do estado, buscando conhecer quem faz e quem vê cultura e arte em Sergipe, é um dos nossos principais objetivos.

Essa postagem vem lhes apresentar a visão de 'Sergipanidade' de muitos desses atores. Uma clipagem do que a mídia, sites e blogues, o governador de Sergipe, a poetisa Aglacy Mary, dentre outras pessoas e instituições, dizem à respeito do tema "Sergipanidade", através de citações, fotos e 'print screens' de suas páginas na internet, bem como links que possibilitem nosso leitor acessar o conteúdo completo dessas páginas.

Aperipê TV e Aperipê AM e FM

A Fundação Aperipê - Fundap dedicou 18 horas da programação da Aperipê TV no dia 8, e 24 horas da programação da Aperipê FM 104,9 e AM  630 do dia 9 de julho. Todo conteúdo igualmente transmitido pela internet em http://aperipe.swapi.uni5.net/players/. Além disso as redes sociais do @Sergipanidade_ (Twitter, Facebook, Orkut, etc) participaram ativamente na divulgação dos dois grandes dias comemorados pela Fundap, que integrou a Aperipê TV pela primeira vez desde a criação do projeto em maio de 2009.

Alisson Couto entrevistado no Sergipe em Debate. 
(Foto: @of_alternativa)



Luiz Eduardo Olive e Luiz Antonio Barreto 
no programa Acervo,  dia 9 de julho. (Foto: @of_alternativa)


A totalmente excelente Flávia Lins, apresentadora do SONORA
(Foto: @of_alternativa) mais fotos em http://migre.me/XBrJ

Assista ao vídeo com a Drª Verlane Aragão e a Secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino sobre economia da cultura:




Twitter e Redes Sociais

Respondendo "o que é Sergipanidade", várias pessoas escreveram suas opiniões: via Twitter e demais redes sociais que participamos, ou por e-meio   @MarceloDeda disse que "É cultivar a nossa identidade, valorizar a nossa cultura, conhecer a nossa história e nos sentir parte importante do Brasil.". O Governador de Sergipe também divulgou a programação da Fundap: "Hoje a programação da Aperipê é toda dedicada à música e à cultura Sergipana. Vale a pena sintonizar. Viva Sergipe!#8dejulho." Outros tweets seguem...














@Sergipanidade_ é um sentimento de amor pelas belezas e qualidades de Sergipe e de valorização do talento dos sergipanos #SergipanaDeCoração







disse "É achar que EU tenho direito de reclamar da minha cidade e do meu estado, mas NINGUÉM de fora pode falar mal deles. rsrs" e que "é um estado de espírito".







@Sergipanidade_ Sergipanidade é sinônimo de construção: da modernidade, do resgate da história, do humor, da inteligência e da eficiência!







@Sergipanidade_ é o que é visto e aprendido todos dias aqui, com a cultura e tudo que temos de bom pra oferecer.






1) Sergipanidade – O conjunto de singularidades do povo sergipano - história, atitudes, comportamento, sentimento;
2) Sergipanidade – A força da palavra de#Chico_Dantas, grande estrela da Nossa biblioteca;
3) Sergipanidade – Manter o sergipano e o que ele faz na pauta das aulas, independentemente de datas comemorativas;
4) Sergipanidade – ... define o modo sergipano de lidar com o seu patrimônio - a língua, a arte, (...) http://migre.me/Utce;
5) Sergipanidade – Conhecer #diadema no cabelo, #merenda no intervalo entre as aulas e #beiju, delícia da tapioca; e
6) Sergipanidade – Orgulho do trabalho de Dona Sinhá e Dona Alzira e Dona Ester e Dona Marocas http://d2.ly/F9AH9.

Nossa_Escola_SE @Sergipanidade_ Sim, sergipanidade é comprometimento, é empenho quanto ao que é Nosso. Crianças devem saber disso. http://twitpic.com/1xc7ug
Esses e todos ou outros 'tweets' estão disponíveis em nossa página no site: http://twitter.com/Sergipanidade_

A poetisa e educadora Aglacy Mary, além de usar o twitter para dizer que "Sergipanidade é ", disse muito mais que 140 caracteres em seu blog. (Ler artigo no Blog Aglacy Mary.) O também poeta e estudante de jornalismo André Teixeira, escreveu o artigo “Sergipanidade”… quem viu, o que é, e, afinal de contas, onde está?" para o blog EmPautaUFS.

Via e-mail o apresentador do Programa de Rock, Adelvan Kenobi, simplifica da melhor forma, dizendo que Sergipanidade 










"É se sentir sergipano, sem maiores elucubrações intelectuais. é se sentir meio que especial por morar num cantinho aconchegante do mundo."







O jornal Cinform



O Jornal Cinform, que em algumas de suas edições apresentou importantes artigos sobre o tema, superou-se lançando o Suplemento Especial 'Sou sergipano! Sergipe 190 anos - O significado do 8 de julho na nossa história. São 40 páginas dedicadas ao tema, escritas por Luiz Antonio Barreto, Jozailto Lima e o Departamento de Pesquisa do Cinform - Dataform.             

Na capa do 1º caderno, o título da matéira, "Sergipanidade: mas o que vem a ser isso?" e no caderno Cinform Municípios, "Sergipano ama seu estado, mas quase não o conhece".  A manchete da capa do caderno Cultura parece apontar uma solução rápida para esse desconhecimento, "Sergipe em 40 minutos", sobre o Palácio-Museu Olímpio Campo de sua editora Aline Braga.

Além do jornal impresso, o Cinform Online publicou a matéria Rádios Aperipê celebram Sergipanidade.


O Portal Infonet: Sergipano de carteirinha

O Portal Infonet entrou em campanha: "Sergipano de carteirinha", um hotsite especial de Sergipanidade, "um sentimento que pode ser encontrado no coração de baianos, paulistas, cariocas e todos aqueles que adotam o Estado de Sergipe como morada".  O hotsite traz algumas fotos de 'Sergipanos pelo mundo'.

A enquete 'O que retrata Sergipe'. As opções: Xingó, Serra de Itabaiana, Centro Histórico de São Cristóvão, Colina de Sto Antonio e os Festejos Juninos, grande vencedor da enquete com 56,82% dos votos.

(Resultado da enquete feita pelo Portal Infonet)


'O gosto da nossa cultura' apresenta algumas receitas típicas de Sergipe: Sarapatel, peixe na palha, macaxeira ao forno, carne do sol, carne de carneiro ao molho, vaca atolada, casquinha de caranguejo e (hmmm) camarão ao molho branco. Nesse viés gastronômica o blog Em Pauta UFS apresenta o artigo "O que é verdadeiramente sergipano na culinária", por Júnior Santos e Thiago Vieira.

Em 'Quiz' o internauta é desafiado a responder sobre peculiaridades locais e em 'Sergipe pelos sergipanos' textos sobre o Pantanal de Pacatuba, Lagoa Redonda, Palácio-Museu Olímpio Campos e o café da manhã no mercado. 

Mas não é de hoje que o tema Sergipanidade é debatido pela infonet. Em nossas pesquisas encontramos textos publicados pelo Portal em várias outras épocas. Além deste, outros sites e blogs também apresentam textos sobrea Sergipanidade, assunto que será abordado em outra clipagem sobre o tema.

Convidamos você a opiniar sobre essa postagem e as demais ações do projeto Sergipanidade em nossas redes sociais. Faça contato: http://migre.me/XGRh.

Um comentário:

  1. Há também no caderno de cultura do Cinform a matéria 'História de Sergipe nas escolas', que fala da relação entre os ensino didático da história o sentimento de pertencimento. Abraços.

    ResponderExcluir