quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sergipanidade: Palácio Museu Olímpio Campos - Projeto Música no Museu




A equipe do @Sergipanidade_ foi conferir o Projeto Música no Museu, que aconteceu nas cidades de São Cristóvão, no Museu de Sergipe, em Aracaju, no revitalizado Palácio-Museu Olímpio Campos e na igreja Matriz de Laranjeiras, com o concerto Villa-Lobos in Jazz, que apresentou músicas do compositor carioca, de alguns dos seus mestres e seguidores. Desde 2007  o projeto  aporta em terras sergipanas. 

No Villa-Lobos in Jazz  executamos, com uma formação de jazz trio (piano, baixo e bateria), suas obras para que o ouvinte absorva sua beleza e originalidade, e resgata através de sua memória afetiva e auditiva as cantigas que ouvíamos na infância, fruto do seu trabalho. 

E também obras de compositores brasileiros consagrados, de maneira a demonstrar a influência do maior músico brasileiro até hoje reconhecido pelos igualmente maiores: Radames Gnatalli, Ary Barroso, Tom Jobim, Camargo Guarnieri, Gismonti etc. 





Inaugurada em dezembro de 1997 no MNBA pelo violonista Turíbio Santos, Música no Museu, conta hoje, ainda que alternada ou esporadicamente, no Rio de Janeiro, com quarenta e dois dos melhores Museus e Centros Culturais além de lindas igrejas cariocas. São 13 anos de atividade ininterrupta com mais de 2.500 concertos para aproximadamente 250 mil pessoas em todo Brasil e em alguns países(Veja alguns indicadores no site Música no Museu).


O público dobrou de tamanho até metade da irretocável apresentação do Villa-Lobos in Jazz 
e do flautista sergipano Odir Caius tocando clássicos do chorinhopara encerrar a noite musical.



O projeto tem por objetivos formar novas platéias, facilitando e incentivando a presença de crianças e jovens aos concertos, incentivar a visita de seus freqüentadores aos museus onde acontecem os espetáculos da série, manter um evento de difusão cultural que atinja públicos distintos, visando diminuir as barreiras entre eventos de música clássica e de outros gêneros quanto ao interesse do publico em geral e aos locais de apresentações, oferecendo espetáculos de alto nível artístico a custo zero.
Acima, Odir Caius e Chorinhos Clássicos, que encerraram
a apresentação do dia 4, no Palácio Museu Olímpio Campos

Esse foi o primeiro evento cultural após a Praça São Francisco ser declarada Patrimônio Histórico da Humanidade, "o que foi uma honra para o Música no Museu, nos ligando mais ainda à cidade histórica de São Cristóvão e ao Estado de Sergipe", disse ao Sergipanidade Sérgio da Costa e Silva, diretor do projeto. 

Vejo o vídeo abaixo, feito minutos antes da apresentação em Aracaju. 







Confira as fotos no Picasa http://migre.me/12Mxu


Sensacional noite em Laranjeiras! A acústica do local, a secular Igreja Matriz de Laranjeiras deu mais ainda ar de reverência à Música. Confiram esta e outras fotos.




O Secretário Adjunto da Cultura do Estado, Marcelo Rangel; Sérgio Costa e Silva, diretor do Música no Museu, 
o pianista Fernando Corona; Secretária de Estado da Cultura Eloísa Galdino, 
o baixista Aloísio Veras e o exímio violonista Pedro Araújo.




Envie seu vídeo, e participe do @Sergipanidade_.

(sergipanidade.contato@gmail.com)


Siga:
@of_alternativa (oficina.alternativa.contato@gmail.com)
@aperipe (www.aperipe.se.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário