segunda-feira, 16 de agosto de 2010

I FORUM DA SERGIPANIDADE - Construindo a Sergipanidade



Dias 26 e 27 de agosto acontece em Aracaju o I Fórum da Sergipanidade, que pretende discutir os aspectos antropológicos, culturais, históricos, geográficos e signos representativos que formam a identidade sergipana.

O Fórum marca um ponto de convergência nos rumos da cultura local, onde atores da música, das artes cênicas, do audiovisual, da fotografia, vem reunindo-se em coletivos onde alguns começam a plantar as primeiras sementes e outros a colher os primeiros frutos, em pleno processo de formação e proposição de projetos e idéias. Abaixo apresentaremos alguns desses trabalhos.


Fotografia

Trotamundos Coletivo discute a importância de mapear fotógrafos e projetos que sejam relevantes para a fotografia sergipana. Tem o intuito de fazer intercâmbio com profissionais da fotografia nacional e estrangeira. A promoção de conversas, debates, oficinas e mostras tem por intuito incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da fotografia em Sergipe.





O novo projeto do ColetivoConversando Fotografias, tem o objetivo de agregar profissionais, amadores e interessados em discutir caminhos para o desenvolvimento da fotografia em Sergipe, e é aberto à participação de profissionais e amadores.


Zak, Marcelinho, Alejandro e a pernambucana Ana Lira, do Trotamundos




A idéia é que o Conversando Fotografias abra um canal de diálogo com fotógrafos locais que atuem em áreas diversas, como fotojornalismo, publicidade,  entre outros, para que se possa conhecer os projetos existentes no Estado, além de reestabelecer o intercâmbio com outros estados e países.






Música

O Fórum Música Sergipe, também embasados na prospecção dos atores culturais, tem por objetivo promover o diálogo entre os participantes da cadeia produtiva do segmento, pensando em formas sustentáveis para se construir bases para um cenário forte local, nacional e internacional da música produzida em Sergipe.



reunião do FMS, no Auditório Radialista Santos Mendonça, nas dependências da Fundap



O Virote Coletivo, formado mobiliza a cena musical sergipana gerando ações a permitir uma maior integração destes artistas no cenário local e nacional. Seu principal foco é criar ações planejadas para fomentar um mercado autoral, independente e auto-sustentável, procurando mobilizar a cena musical sergipana gerando ações a permitir uma maior integração destes artistas no cenário local e nacional.

Seu principal foco é criar ações planejadas para fomentar um mercado autoral, independente e auto-sustentável, que tem representantes no Brasil e em alguns países da America Latina, somando mais de 50 coletivos, conectados de forma que todos se auto-ajudam na cadeia produtiva.

Em Sergipe o Virote Coletivo é formado pelas bandas Anéis de Vento, Mamutes, Nantes, Nautilus, Plástico Lunar e The Baggios. Mais informações no perfil do Orkut.


Artes Cênicas

O SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe (http://satedsergiperenovado.blogspot.com/ ) promoveu em julho passado no Teatro Lourival Batista o Fórum de Artes Cênicas de Sergipe, onde foram debatidas as necessidades e as resoluções de alguns problemas que cercavam os grupos e atuantes da área, além de apresentarem uma pauta de reivindicação perante o Governo do Estado de Sergipe e Governos Municipais. O SATED tem sede à rua São Cristovão, 586- Centro de Aracaju.

Presente no evento, A Cia. Stultífera Navis recolheu depoimentos de alguns artistas também presentes que podem ser vistos no vídeo abaixo.




Finalmentes

O I Fórum da Sergipanidade é promovido pelo Instituto Banese em parceria com a Fundação Aperipê, a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Planejamento e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, e conta com a participação da Profª Aglaé D'Ávila Fontes e o historiador e pesquisador Luiz Antonio Barreto, entre outros renomados especialistas. A entrada é franca com direito a certificado equivalente a 16 horas.

Maiores informações: Instituto Banese/Responsabilidade Socioambiental, com Telma Barbosa, pelo e-mail telma@banese.com.brou pelo telefone (79) 3211-7174.

A reunião de todos esses agentes culturais, da música, do audiovisual, da fotografia, das artes cênicas, e a idéia dos que NÃO estejam reunidos para discutir suas especificidades POSSAM se reunir, abre uma perspectiva inédita no cenário das artes e culturas de Sergipe. 

Participem!



Confira a programação:

DIA 26 de Agosto (Quinta-feira)
ABERTURA: Auditório do CIC
08h00min – Apresentação Cultural
08h30min – Solenidade de Abertura
09h30min – Leitura do Regimento Interno
10h00min – A Museologia Contemporânea, tradição e novas tecnologias: a identidade local no contexto da globalização
Palestrante: Designer e curador Marcelo Dantas
12h00min – Encerramento
EIXO TEMÁTICO I: Auditório Abais
Aspectos Antropológicos
14h00min – Religiosidade Sergipana: Análise do sagrado no processo de criação e da organização dos grupos sociais e da sociedade sergipana
Palestrante: Prof. Fernando Lins de Carvalho
14h45min – Identidade e Etnias em Sergipe: Interfaces da História e da Antropologia
Palestrante: Profª Beatriz Góis Dantas
15h30min – Espaços urbanos e modos de vida: processos de ressignificação dos espaços urbanos e formação dos modos de vida e das sociabilidades públicas de vida e das sociabilidades públicas em Sergipe
Palestrante: prof. Rogério de S. Leite
16h15min – Debates
Mediador: Profª Josevalda Mendonça Franco
15h15min – Sistematização
Relator: Prof. Flaviano Oliveira Fonsêca
EIXO TEMÁTICO II: Auditório Terra Caída
Aspectos Históricos
14h00min – O olhar sobre a História de Sergipe: desafios, estratégias e experiências para o ensino de História de Sergipe
Palestrante: Prof. Antônio Bittencourt Júnior)
14h45min – Produção Cultural: Um recorte histórico dos produtores da cultura erudita sergipana
Palestrante: Pesquisador Luiz Antônio Barreto
15h30min – O Patrimônio Cultural indicador da cultura material e imaterial sergipana
Palestrante: Profª Verônica Maria M. Nunes
16h15min – Debates
Mediador: Prof. César Ricardo S. Bolaño
17h15min – Sistematização
Palestrante: Profª Raquel Santos Souza
DIA 27 de Agosto – Sexta-feira:
EIXO TEMÁTICO III: Auditório Terra Caída
Aspectos Geográficos
08h00min – A ocupação do espaço e sua contribuição para formação da cultura sergipana
Palestrante: Profª Vera Lúcia Alves França
8h45min – Os territórios: a organização dos espaços e as relações sócio-culturais do Estado de Sergipe
Palestrante: Profª Maria Augusta Mundim Vargas
09h30min – Turismo, cultura e economia: as interfaces da cultura com o desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe
Palestrante: Prof. José Roberto de Andrade Lima
10h30min – Debate
Mediador: Prof. Lourival Santana Santos
11h30min – Sistematização
Relatora: Profª Auceia Matos Dourado
EIXO TEMÁTICO IV: Auditório Abais
Aspectos Culturais e Signos Representativos
08h00min – O Patrimônio Sergipano tombado
Palestrante: Prof. Francisco José Alves
08h45min – Do real ao imaginário: a cultura popular, seus vínculos, relações e articulações com a chamada cultura oficial
Palestrante: Profª Aglaé D’Ávila Fontes
09h30min – Os falares e dizeres: as diferentes variações lingüísticas da sociedade sergipana
Palestrante: Prof. Antônio Ponciano Bezerra
10h30min – Debates
Mediador: Prof. Antônio Carlos C. Barreto
11h30min
Relator: Profª. Ester Mambrini
PLENÁRIA GERAL: Das 14h às 18h
Coordenação: Luiz Eduardo Alves de Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário